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sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cigarros X arroz e feijão, quem ganha esta disputa no Brasil?


Quem não ouviu falar nos últimos dias
em aumento absurdo do feijão, quem também não escuta reclamos em relação aos valores praticados pelo comércio em relação ao arroz? Pois bem, o povo brasileiro gasta mais com cigarros do que com a dupla dinâmica da mesa brasileira, esta constatação foi feita pelo  economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da  Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz. 

O estudo mostra que o consumo dos produtos equivalem a 0,60% do total gastos enquanto a mesma população gasta o equivalente a 1,20% com cigarros, ou seja, o dobro. Mesmo com os avisos escabrosos nas embalagens que mostram pessoas abertas, todas podres por conta do uso do produto faz com que haja uma diminuição no consumo que faça a alimentação vencer a poluição, com esta constatação é fácil saber porque os jovens continuam entrando no submundo das drogas, mesmo havendo tantas campanhas contrárias ao uso, na prática só o nome que muda, pois um é autorizado pelo governo e outro ainda marginalizado sustentando uma industria milionária do crime. 
Os impostos aplicados no cigarro são uns dos maiores do pais, mesmo assim, a Souza Cruz, detentora de cerca de 75% do mercado do cigarro nacional lucra mais de 2 bilhões de reais com a venda do produto no Brasil, além de vender aqui dentro nas exportações a empresa conseguiu um aumento de 106% nos últimos anos, dando-se a entender que o resto do  mundo que consome cigarros também estão envolvidos na fumaça desgraçada que mata milhões. 
Desde 1989 a parcela da população que faz uso dos cigarros caiu de 32% para 17%, mesmo assim, este número representa incríveis 25 milhões de pessoas um absurdo! Para quem quer continuar fumando e cheirando a fumaça toxica do cigarro, ainda dizem vários brasileiros, preferimos a fumaça que sai de uma panela de feijoada, esta mata a fome enquanto a outra antecipa o lucro das funerárias. 

Haroldo Ribeiro


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